Aprenda com Salomão sobre o perfil do empreendedor

Que tal aprender com o homem mais sábio e mais rico que já existiu?

 

Você já deve ter ouvido falar sobre o grande Rei Salomão.

A inteligência deste homem nos trás grandes ensinamentos que podemos aplicar em nossa vida pessoal e também em nossos negócios.
Em um livro da Bíblia, o livro 2 Cronicas, no capítulo 1 e versículo 10 está relatado o pedido que o Rei Salomão fez a Deus para poder governar o seu povo:

2 Cronicas – Capítulo 1:10
dá-me sabedoria e conhecimento para que eu possa governá-lo. Se não for assim, como poderei governar este teu grande povo?

 

E Deus concedeu o seu pedido dando-lhe ainda mais:

2 Cronicas – Capítulo 1:

11

Deus disse a Salomão: – Visto que você pediu sabedoria e conhecimento para governar o meu povo, de quem eu fiz você rei, em vez de pedir riquezas, bens, ou honras, ou a morte dos seus inimigos, ou vida longa,
12
eu lhe darei sabedoria e conhecimento. E lhe darei também mais riquezas, bens e honras do que qualquer outro rei teve antes de você ou terá depois.

 

Sábios, reis e rainhas de todo o mundo reconheceram a grandeza de Salomão e buscavam aprender com ele, conforme está biblicamente relatado no livro de I Reis – Capítulo 4:

34
Reis do mundo inteiro souberam da sabedoria de Salomão e mandaram pessoas para ouvi-lo.

Chave

O livro “Salomão, O Homem Mais Rico Que Já Existiu” de Steven K. Scott traz uma abordagem completa sobre os ensinamentos de Salomão que pode nos ajudar muito em nossa vida de empreendedor.

Conheça alguns dos ensinamentos deste livro:

•Para construir uma felicidade duradoura e consistente, é preciso desenvolver um coração grato, destruir as sementes da ganância e da inveja e viver com sabedoria.

• O sucesso depende de visão (ter clareza de seus desejos e um plano detalhado para concretizá-los) e esperança (estar seguro de que suas metas serão alcançadas).

• Para obter um resultado extraordinário, é necessário agir com dedicação, meticulosidade e honestidade.

•Devemos ter atenção com as palavras que usamos e com nossa capacidade de ouvir e de persuadir os outros, pois nossos relacionamentos e negócios dependem muito disso.

• Precisamos de parceiros com quem possamos compartilhar nossas ideias e que ofereçam conselhos e críticas sempre que necessário.

Vale muito a pena dedicar algum tempo à leitura desta obra.

 

Os ensinamentos do Rei Salomão é muito vasto e valioso.

Destacamos alguns destes ensinamentos do livro de Provérbios para que possamos aplicar em nossos negócios:

 

Provérbios – Capítulo 15
22 Sem conselhos os planos fracassam, mas com muitos conselheiros há sucesso.

Aprendendo

Uma regra que deve ser seguida na vida de um empreendedor é: Ao tomar decisões busque conselheiros sábios, parcerias eficientes.

Quando está para tomar uma decisão importante você já está emocionalmente envolvido com ela. Por isso é importante ouvir a opinião de quem está vendo por fora do que você está enxergando.

Isso lhe ajudará na tomada de decisões mais acertadas pois, irá lhe permitir observar por outros ângulos detalhes que você não havia percebido.

 

Provérbios – Capítulo 22
29 Você conhece alguém que faz bem o seu trabalho? Saiba que ele é melhor do que a maioria e merece estar na companhia de reis.

Empenho

Você trabalha muito? Fique feliz. Saiba que você sempre será visto como acima da média e acima de uma grande maioria que não se esforça o suficiente para atingir seus resultados.

Dedique-se, esforce-se, trabalhe. Ponha em prática todo o conhecimento que adquiriu. Persistência e esforço é uma chave dos grandes empreendedores de sucesso.

Você será reconhecido conforme a sua dedicação e o seu esforço. Quando trabalhamos fazendo o que gostamos tudo flui de maneira natural e agradável, não importa que você está trabalhando algumas horas a mais do que a grande maioria quando você realmente se dedica e se empenha no que está fazendo tudo se torna prazeroso.

 

Provérbios – Capítulo 3
3 Não abandone a lealdade e a fidelidade; guarde-as sempre bem gravadas no coração.

 

A qualidade de se tornar admirado e estimado pelos outros. As pessoas não se afastam de quem elas realmente valorizam.

Alguém que você admira e confia é quem você quer estar sempre por perto.Companheirismo

Isto lhe abrirá muitas portas, pois você se torna uma referência no seu ramo de negócio.

Não pense como muitos que acham que podem levar vantagem em tudo, passando por cima de regras, ética e sendo desonestos e mentirosos.

Pessoas assim logo revelam o que são. Mais cedo ou mais tarde são descobertas, e também no mundo dos negócios todos fogem desse tipo. Afinal de contas, quem quer fazer negócio com elas?

Mesmo com tantas decepções e falta destes exemplos em nosso país, acredite vale muito mais a pena ser honesto, ser uma pessoa honrada e digna de ser admirada.

Algo ainda mais precioso é a sua autoestima, sua valorização pessoal por saber que está sendo reconhecido por sua integridade, servindo de exemplo e motivação para outros empreendedores.

 

Provérbios – Capítulo 28
22 O ganancioso tem tanta pressa de ficar rico, que nem percebe que a pobreza está chegando.

Ganancia

Perseverança e firmeza em alcançar resultados no negócio diverge completamente com o pensamento das pessoas gananciosas. Pessoas assim já querem ir direto para o resultado final, sem ter o preparado todo o cenário para que este resultado aconteça. A regra é Ganhar, Ganhar e Ganhar isto é o que os motiva.

Mas um negócio sólido e próspero não é assim que se constrói. Para isso é necessário um planejamento, um estudo, para que um negócio seja construído de forma segura e eficaz.

Um exemplo é o modelo de negócio Canvas, que falamos no artigo anterior a este, uma forma simples e inovadora de construir um plano de negócios. Clique e leia o artigo: O que é canvas.

A pressa e a impaciência podem levar a ações e decisões erradas que levarão a ruína a construção de um grande negócio. São atitudes presentes em pessoas ávidas pelo sucesso que muitas vezes acabam correndo atrás de negócios e investimentos fraudulentos.

Mais uma vez Salomão em sua sabedoria nos deixa esta advertência.

 

Provérbios – Capítulo 10
21 As palavras dos bons fazem bem a muita gente, mas a falta de juízo leva à morte.

Parceria

Uma pessoa boa e justa é uma pessoa sábia e por isso, está sempre buscando ajudar. Pessoas assim não são egoístas, estão prontos para trocar experiências e compartilhar seu conhecimento.

Aprender com quem sabe e já tem experiência no assunto evita que entremos por caminhos errados. Os ensinamentos das pessoas certas, pessoas confiáveis que tem credibilidade. muito ajudará em nossos negócios.

Isto é algo que deve ser cultivado entre os empreendedores. A concorrência pode se transformar em algo saudável e servir de alavanca para os negócios. Com ela podemos analisar seus erros, acertos e encontrarmos soluções que eles não conseguiram entregar.

No marketing digital vemos muito esta interação, um verdadeiro CMD - Clube do Marketing Digitalnetwork entre os empreendedores. Muito conteúdo de qualidade está disponível um exemplo disso é o Clube do Marketing Digital onde você encontra diversos curso, material de altíssima qualidade por um valor irrisório.

Além de muito conteúdo gratuito sendo compartilhado através dos grupos e redes sociais e webnários que se pode ter acesso. Os empreendedores digitais têm crescido em número e qualidade.

 

O homem sábio pensa antes de falar; por isso o que ele diz convence mais. (Pv 16:23)

Vamos procurar pôr em prática?

Aprenda mais sobre empreendedorismo no Oportunidades Network
(Todos os versículos Biblicos estão na versão NTLH – Nova Tradução na Linguagem de Hoje)

Deixe um comentário