Conhecendo um pouco sobre o sistema de franquias
O Brasil com sua enorme expansão e população eleva cada vez mais o número de empresas. São sedes, empresas de portes pequeno, médio ou grande e muitas redes franqueadas. O sistema de franquias é bastante popular não só no Brasil, como em todo o mundo.
Sabe aquela marca que você adora e tem na maioria das cidades ou na maioria dos países (dependendo da dimensão da patente)?
Pois é, tenha certeza que essa loja encontrada em alguma cidade que você está de passagem faz parte de uma rede de franqueados. Falando conceitualmente, franquia é a utilização da marca, de todo o padrão da empresa e da comercialização dos produtos.
Como funciona uma franquia
Vamos dar um exemplo básico: o McDonald’s.
Todas as lanchonetes existentes no Brasil e no mundo são franqueadas pertencentes a uma só marca (a sede fica nos Estados Unidos).
Repare que todos os sanduíches, independente do lugar onde você está (seja no Japão ou no Chile) possuem o mesmo formato, os mesmos ingredientes e o mesmo sabor.
Indo um pouco mais longe, as cores (amarelo e vermelho) e os padrões das mesinhas do restaurante são absolutamente iguais.
Este é o maior exemplo de franquia, tudo é padronizado, uniforme e responde exatamente ao modelo exato da marca.
A maior dúvida em relação a este sistema é de como existirá o elo entre a franquia e a marca.
O provável dono da franquia irá fazer todos esses “trâmites” por contrato e terá direitos e deveres a seguir.
Um dos deveres é o depósito de um valor mensal ou porcentagem em cima do faturamento para o franqueador.
Para a empresa sede, esta é uma grande oportunidade para expandir os negócios, afinal parte do lucro é voltado pra ela.
O franqueado tem o direito de receber todas as informações possíveis para o desenvolvimento de sua franquia, desde explicação na instalação e na forma que deve ser manuseada a sua unidade.
Além de consultores e advogados capacitados em sistemas de franquias, intermediarem este contrato, existe uma lei (8955, de 15 de dezembro de 1994) que regulariza este exercício.
A maior diferença em abrir um negócio próprio e uma franquia é a obediência da padronização.
No seu negócio, você pode escolher a cor da parede, como serão os bancos, a logomarca, o preço, ou seja, a responsabilidade da administração dos produtos e da uniformização do local, será sua.
Já na franquia, o modelo de negócio existe e você não poderá mudar nada.
O franqueado tem que possuir um perfil empreendedor e administrativo, além de possuir bons relacionamentos.
Existe um processo seletivo para constatar se o perfil do futuro franqueador será bom para os negócios.
Todo esse cuidado se deve ao tempo de contrato que é extenso. Dependendo da marca e do tipo de contrato, a duração pode variar de cinco a dez anos, podendo ser renovado várias vezes.
Exemplos de franquias
Existem diversos tipos de franquias das grandes redes a micro fanquias e em diversos setores de mercado.
Mesmo em meio a crise no a rede Multicoisas – loja de produtos variados para casa, decoração e presentes, cresceu 17,9% em 2014 e está previsto a abertura de mais 15 lojas. Segundo a revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios a marca também foi a ganhadora do prêmio melhor franquia de 2015.
Separamos aqui, algumas redes de franquias:
- Conecta – Cursos de profissionalizantes
- Chilli Beans – Venda de óculos
- China in Box – Comida chinesa
- CNA – Cursos de inglês
- Igui – Piscinas
- Jan-Pro – Serviços de limpeza e conservação
- CredFácil – Mmpréstimos e financiamentos
Avalie muito bem todas as possibilidades. Faça um estudo criterioso, escolha uma marca e seja um franqueado.
Bons Negócios!
Outras sugestões para iniciar seu próprio negócio voce encontrará aqui: Oportunidades Network-Idéias de Negócio